A vitória do PS nas eleições legislativas de domingo é hoje notícia nos principais jornais britânicos, que destacam o facto de ter sido conseguida durante a "pior recessão económica dos últimos 20 anos".
Corpo do artigo
Ao contrário dos resultados das eleições alemães, que ocupam páginas inteiras dos diários de referência, as eleições portuguesas merecem apenas breves notícias, que são desenvolvidas nas páginas de Internet.
No "site" do Times é destacado o facto de o governo de José Sócrates ser "a segunda administração socialista na Europa, depois da Noruega, a ser reeleita no meio de uma recessão económica global".
O Daily Telegraph conta como o primeiro-ministro "prometeu manter os planos de gastar para sair da recessão, anunciando grandes obras públicas para estimular o crescimento enquanto Portugal luta com a maior taxa de desemprego das últimas décadas".
Todavia, referem todos os jornais, a reeleição dos socialistas é feita sem maioria, o que não pressagia uma tarefa fácil.
O Times prognostica que "um governo socialista minoritário terá de formar alianças com partidos mais pequenos, como o Bloco de Esquerda, um partido de extrema-esquerda, ou os Comunistas para manter o poder", enquanto o Telegraph acrescenta a esta lista o "conservador Partido Popular".
No Financial Times lê-se que "o fracasso [dos socialistas] em ganhar uma maioria confortável levanta a perspectiva de instabilidade política e de um governo fraco que pode cair antes de completar o mandato de quatro anos".
"Apenas duas administrações minoritárias sobreviveram um mandato inteiro desde que Portugal voltou à democracia em 1974", salienta o correspondente do FT em Lisboa.
O PS venceu as eleições legislativas com 36,56 por cento dos votos, elegendo 96 dos 230 deputados à Assembleia da República, segundo resultados provisórios que ainda não contemplam os quatro representantes dos círculos da emigração.
Por sua vez, o PSD alcançou 29,09 por cento dos votos (78 deputados), o CDS-PP 10,46 por cento (21), o BE 9,85 por cento (16) e a CDU 7,88 por cento (15).