A Federação anunciou, ontem, domingo o que já se sabia há alguns dias: Pepe vai estar presente no "Mundial". O luso-brasileiro recebeu alta clínica, após cimeira, na Covilhã, entre os médicos da selecção, do Real Madrid e o cirurgião José Carlos Noronha.
Corpo do artigo
O local do encontro foram as próprias bancadas do Estádio Santos Pinto, na parte alta da cidade. Henrique Jones, o médico da selecção, explicou, detalhadamente, os pormenores da recuperação, com recurso a várias páginas de análise fisiológica. Sob o olhar atento de Carlos Diez e Juan Carlos Hernandez, do departamento clínico merengue, todos estiveram de acordo quanto à situação positiva de Pepe.
O médico Carlos Diez disse ter saído muito entusiasmado da Serra da Estrela. "O jogador está muito bem. Vimo-lo tranquilo e confiante. Por outro lado, a cooperação com a Federação Portuguesa foi excelente. Quando pode jogar? Isso depende da selecção portuguesa". Apesar de não terem falado à Imprensa, o cirurgião José Carlos Noronha e o fisioterapeuta António Gaspar também deram o aval positivo.
À tarde, Carlos Queiroz revelou-se entusiasmado. "As equipas médicas deram-no como apto. É uma notícia boa para o jogador e para todos nós. Para mim, a maior felicidade é ele estar recuperado. É o que conta mais. Vamos trabalhar para o ter a 100 por cento."
Enfim, é a confirmação de que Pepe vai estar presente no Campeonato do Mundo, sabendo-se, porém, que continuará a cumprir o programa de integração desportiva gradual. Ontem, treinou de manhã, praticamente sem limitações, tendo participado na animada sessão de futevólei.
Há quase seis meses sem competir - magoou-se a 12 de Dezembro, em Valência, ao serviço do Real Madrid -, o regresso vai ser calculado ao milímetro. O próprio treinador sabe que não pode nem deve arriscar a sua utilização antes do prazo previsto (início de Junho), apesar de ouvir o jogador dizer que se sente em óptimas condições. Continua em equação a hipótese de defrontar Moçambique, no amigável de dia 8, em Joanesburgo, mas só por alguns minutos. Por outro lado, é certo que não vai iniciar a competição, ante a Costa do Marfim, podendo, todavia, sentar-se no banco de suplentes.
Entretanto, Zé Castro abandona a selecção após o jogo de amanhã à noite, frente aos Camarões. É o elemento preterido por Carlos Queiroz, relativamente aos 24 que convocou para o Campeonato do Mundo.
A oficialização da informação deve ocorrer hoje, pela voz do próprio seleccionador, na conferência de Imprensa de antevisão do particular. Diante da equipa de Samuel Eto'o, o elemento do Deportivo pode até ser "premiado", perspectivando-se a hipótese de alinhar alguns minutos. Tudo depende, porém, de como estiver a correr o encontro.