O presidente Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, apelou ao "fim do 'apartheid'" imposto por Israel aos palestinos, de forma a preservar a "solução de dois estados" com a criação de um Estado palestiniano que coexista com Israel.
Corpo do artigo
"Nós temos a responsabilidade e vocês têm a responsabilidade de colocar um fim ao 'apartheid na Palestina", disse Abbas, esta quarta-feira, na Assembleia Geral da ONU.
O líder palestiniano sublinhou que se "a solução de dois estados fosse destruída" devido à continuidade do "apartheid", seria "um fracasso" e "não teria escolha senão continuar a luta" para o fim da ocupação israelita.
Mahmoud Abbas expressou a frustração dos palestinos com o impasse no processo de paz, dizendo que tentou repetidamente relançá-lo mas que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, "infelizmente rejeitou essa oferta (da solução de dois estados)".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou que um acordo de paz entre Israel e a Palestina "é possível" e disse que a sua administração está a desenvolver novos esforços para relançar o processo apesar de, até agora, se ter abstido de apoiar a solução de dois estados.