Adolescente detido por ataque informático que afetou rede de transportes de Londres
A polícia do Reino Unido afirmou, esta quinta-feira, ter detido um rapaz de 17 anos por causa de um ataque informático ao departamento que gere as redes de transportes públicos de Londres.
Corpo do artigo
A Transporte para Londres (TfL) disse que alguns nomes e dados de clientes foram divulgados no ataque, que foi descoberto no dia 1 de setembro.
Alguns dados de pedidos de reembolsos, que podem incluir detalhes das contas bancárias podem também ter sido roubados por quem cometeu o ataque, acrescentaram as autoridades.
“Temos trabalhado para apoiar o Transporte para Londres após um ataque informático na sua rede e para identificar os responsáveis dos crimes”, disse Paul Foster, vice-diretor da unidade de cibercrime da Agência Nacional de Crime (NCA, na sigla em inglês)
“Os ataques de infraestruturas públicas como esta podem ser extremamente perturbadores e levar a consequências graves para as comunidades locais e para os sistemas nacionais”, acrescentou.
O incidente segue um ataque informático perpetrado em junho, que causou graves constrangimentos nos hospitais de Londres. O ataque a uma empresa que presta serviços de laboratório atingiu particularmente as transfusões de sangue, e centenas de consultas e operações foram canceladas. O ataque afetou alguns dos maiores hospitais do Reino Unido – o King’s College Hospital e o Guy’s e o St Thomas’ no centro da capital britânica.
A NCA disse que o adolescente suspeito do incidente da TfL foi detido em Inglaterra no dia 5 de setembro. Foi interrogado e libertado sob fiança.