O primeiro-ministro albanês, o socialista Edi Rama, anunciou, esta quinta-feira, a nomeação de uma ministra gerada com inteligência artificial (IA), uma novidade a nível mundial.
Corpo do artigo
O nome da ministra é Diella, que significa "sol" em albanês, explicou o chefe de governo ao apresentar o seu novo governo numa reunião do partido, que obteve ampla vitória nas eleições parlamentares de maio. "Diella é o primeiro membro [do governo] que não está fisicamente presente, mas foi criado virtualmente por inteligência artificial", afirmou Rama.
Segundo o premeiro-ministro, a governante será responsável por todas as decisões sobre as licitações de contratação pública para garantir que estejam "100% livres de corrupção" e que todos os financiamentos públicos submetidos a esse procedimento sejam "perfeitamente transparentes". O dever será avaliar as licitações e terá o direito de "contratar talentos de todo o Mundo", especificou.
Diella, uma "mulher" vestida com o traje tradicional albanês, foi apresentada, em janeiro, como uma assistente virtual gerada com IA para ajudar as pessoas a utilizarem a plataforma oficial e-Albania, onde podem obter documentos e realizar diversos serviços. Já ajudou a emitir 36.600 documentos digitais e prestou quase mil serviços através da plataforma, de acordo com números oficiais.
Rama, que conseguiu um quarto mandato nas eleições de maio, apresentará o seu novo governo nos próximos dias. A luta contra a corrupção, especialmente na administração pública, é um critério-chave para a candidatura da Albânia à União Europeia (UE). O primeiro-ministro albanês espera que o país, de 2,8 milhões de habitantes, entre no bloco europeu até 2030.