A Alemanha começou este sábado a lançar por meio aéreo ajuda ao norte de Gaza, três dias após o ministro da Defesa, Boris Pistorius, ter autorizado esta medida para aliviar a crise humanitária no enclave palestiniano.
Corpo do artigo
Um avião Hércules C130 lançou, de uma altura de cerca de mil metros, quatro toneladas de alimentos sobre Gaza, informou a força aérea alemã na rede social X.
Os lançamentos foram realizados após o Hércules, que pode transportar até 18 toneladas de carga, descolar da Jordânia.
A primeira entrega de ajuda humanitária da força aérea alemã, através da ponte aérea promovida pela Jordânia, ocorreu poucas horas depois de o chanceler alemão, Olaf Scholz, ter partido para aquele país para se reunir com o rei jordano Abdullah II.
Os dois líderes irão discutir a situação na Faixa de Gaza e no Médio Oriente de forma geral.
No domingo, o chanceler alemão viajará também para Israel, onde manterá reuniões com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e com o presidente daquele país, Isaac Herzog.
Perante os líderes israelitas, Scholz insistirá na necessidade de permitirem que mais ajuda humanitária entre na Faixa de Gaza e evitem uma ofensiva terrestre israelita em Rafah, no extremo sul do enclave palestiniano, onde 1,4 milhões de deslocados se refugiaram dos ataques.
A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada pelo ataque sem precedentes de 7 de outubro pelo grupo islamita Hamas no sul de Israel, que resultou na morte de pelo menos 1200 pessoas, a maioria civis, segundo dados oficiais israelitas.
A operação militar israelita lançada em retaliação deixou, até agora, quase 31.500 mortos na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.