Um aluno de 13 anos entrou armado com uma besta e uma faca, esta manhã de segunda-feira, numa escola de Barcelona, em Espanha, matou um professor e causou quatro feridos.
Corpo do artigo
Segundo o jornal "El País", o menor suspeito do ataque, que frequenta aquela escola, está sob custódia policial, mas, devido à sua idade, não é imputável.
Há pelo menos quatro feridos: uma professora e três alunos.
O caso ocorreu pelas 9.20 horas locais (8.20 horas em Portugal continental), no Instituto Joan Fuster, situado na praça Ferran Reyes, no bairro de La Sagrera.
Segundo testemunhas citadas pelo jornal "El Mundo", o suspeito dirigiu-se diretamente à sala da aula de Castelhano, onde atirou sobre a professora e uma colega. A aluna é filha da docente atacada. Ambas ficaram feridas.
Nesse momento, ouvindo gritos, um professor que estava numa sala ao lado tentou impedir mais ataques e acabou por morrer atingido pela besta.
O docente estava a dar aulas de Ciências Sociais naquela escola, como substituto de uma professora que se encontra de baixa médica.
Após estes três ataques, o adolescente ainda feriu, com uma faca, mais dois colegas.
Os crimes terão ocorrido depois de a professora o ter chamado à atenção para o facto de chegar atrasado à aula, que tinha começado às 8 horas locais.
Segundo relatos de colegas do suspeito, o adolescente já tinha ameaçado que, um dia, ira matar todos os seus professores e suicidar-se de seguida.
Foram enviadas cerca de seis ambulâncias para o local, onde, à porta, se concentraram dezenas de estudantes.
Três dos quatro feridos foram atendidos no Hospital de Sant Pau de Barcelona: uma professora, com feridas na cara, a sua filha de 13 anos, com feridas superficiais, e outro aluno, de 14 anos, ferido no tórax com uma arma branca. Todos estão estáveis. O quarto ferido, uma outra professora, foi assistido no local do ataque e já recebeu alta.
O aluno permaneceu sob custódia no estabelecimento escolar até pouco depois das 13 horas locais. O jovem foi então ao hospital, para ser avaliado, e depois entregue ao tribunal de menores. Na mochila levava material habitualmente utilizado para preparar um "cocktail molotov".
Após o ataque o liceu foi evacuado e dezenas de estudantes concentraram-se à porta do estabelecimento. Vários deles, testemunhas dos acontecimentos, continuam a prestar declarações à polícia.
De acordo com a lei reguladora da Responsabilidade Penal de Menores em Espanha, os menores de 14 anos que cometam um assassínio não são imputáveis. Para comprar e usar uma besta em Espanha é necessário ter uma licença semelhante à de uso de caçadeira ou espingarda.
Uma testemunha citada pela EFE, no entanto, afirmou que a besta era de fabrico caseiro, construída de madeira e com peças de canetas de plástico.
A diretora da escola, Dolors Perramon, indicou entretanto que os alunos irão à escola a partir das 10 horas de terça-feira, mas não para ter aulas. As várias turmas vão receber apoio psicológico de peritos. Apenas na quarta-feira as aulas serão retomadas com normalidade.