Alyssa Carson, de 17 anos, tem um sonho, que nasceu a ver desenhos animados. "Papá, quero ser astronauta e ser uma das pessoas que vão a Marte", disse a norte-americana quando tinha apenas três anos.
Corpo do artigo
Alyssa vive em Hammond, no Louisiana, EUA, e ficou obcecada pelo espaço a partir do momento que viu os desenhos animados "The Backyardigans", no qual cinco animais têm aventuras imaginárias, incluindo uma visita a Marte. Desde então, a jovem tem vivido no sentido de tornar o seu sonho de infância realidade.
"Eu fiz a mesma coisa que as outras crianças fazem, como mudar a minha opinião sobre carreiras e querer ser professora ou presidente algum dia. Mas sempre pensei em tornar-me astronauta, ir para Marte, voltar e depois ser professora ou presidente", explicou Alyssa à "Teen Vogue".
A Nasa não aceita inscrições até que a pessoa atinja os 18 anos, mas a agência espacial norte-americana está, alegadamente, a trabalhar com a jovem para ajudá-la a concretizar as suas ambições.
Enviar astronautas para a órbita de Marte, em 2033, e para a superfície do planeta, em 2039, são objetivos já anunciados pela Nasa. A missão incluirá o cultivo de alimentos, a realização de experiências científicas e a busca de sinais de vida. De acordo com o "Daily Mail", Alyssa espera visitar o planeta vermelho em 2033, época em que terá 32 anos.
Em 2008, o pai de Alyssa matriculou-a no Acampamento Espacial dos Estados Unidos, que ela frequentou várias vezes desde então. A jovem participou ainda em acampamentos em Laval, Quebec, e Izmir, na Turquia, tornando-se a primeira pessoa a visitar os três Acampamentos Espaciais da Nasa aos 12 anos de idade.
983077406138421248
Alyssa submeteu-se a diversos treinos subaquáticos e missões simuladas, de forma a preparar-se da melhor forma possível. Durante os treinos, a adolescente informou-se sobre a microgravidade e o efeito no corpo de perder oxigénio. Além disso, participa em vários seminários e incentiva outros jovens a envolverem-se na ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Em abril deste ano, Alyssa completou um curso subaquático, para preparar-se para os efeitos desorientadores do espaço. A maior parte da formação recente da jovem foi conduzida pela Academia Espacial do Projeto Possum, que é um desdobramento da Embry-Riddle Aeronautical University, uma universidade privada especializada em aviação e engenharia aeroespacial.