"Se for aos Camarões, não é a um festival de marisco". Antigo ministro provoca Ventura
O antigo ministro da Educação, João Costa, recorreu às redes sociais para provocar o presidente do Chega, André Ventura, depois de este ter acusado o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de se deslocar à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres, numa tradução errada de Bürgerfest, que, na verdade, significa "Festa dos Cidadãos".
Corpo do artigo
"Digam ao André Ventura que, se o PR for aos Camarões, não é a um festival de marisco", publicou João Costa no Facebook.
A resposta surge depois de Ventura ter criticado o Parlamento por aprovar a ida do presidente da República à "Bürgerfest", afirmando que se tratava de um "festival de hambúrgueres". "O Parlamento aprovou a ida do presidente da República à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres. À conta dos nossos impostos. Acham isto normal? Será que os portugueses não se revoltam?", escreveu o líder do Chega na rede social X.
Na verdade, o Bürgerfest é uma "Festa dos Cidadãos". Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar presença no evento "que se realiza anualmente nos jardins da residência oficial do Presidente Federal, para honrar o trabalho voluntário e promover o envolvimento cívico dos cidadãos", lê-se numa nota publicada no site oficial da Presidência da República. O chefe de Estado será recebido no Palácio Bellevue, na Alemanha, "onde haverá uma reunião de trabalho entre os dois Chefes de Estado".