O piloto americano Kirby Chambliss, o veterano do pelotão, ganhou a etapa húngara da Red Bull Air Race neste domingo à tarde. Na final disputada a quatro, deixou para trás Pete McLeod (tinha o melhor tempo das classificativas de sábado), Yoshihide Muroya e Martin Sonka. Apesar de ter ficado no último lugar do pódio, o japonês assume agora a liderança isolada da tabela. Sonka, o checo com quem dividia a primeira posição, ficou-se pelo quarto lugar nos céus de Budapeste.
Corpo do artigo
O actual campeão, Matthias Dolderer, teve um fim de semana desastroso. Depois de ter sido dos piores nos treinos de apuramento de sábado, neste domingo voltou a desiludir e foi eliminado logo na primeira ronda. Os juízes desclassificaram o germânico por ter excedido os limites da força da gravidade. Ainda decorria o apuramento para a final e já Matthias Doldeder limpava a fuselagem do seu avião, com cara de poucos amigos. Estava a pensar, porventura, no trambolhão que sofreu na tabela do campeonato, em que passou de terceiro para sexto, ultrapassado por Kirby Chambliss (4.º) e pelo checo Petr Kopfstein (5.º). Em terceiro segue agora Pete Mcleod.
Kirby Chambliss seria o primeiro a entrar em cena na final, mas colocou logo a fasquia de tal forma elevada que nenhum dos concorrentes que voaram fez melhor. Apesar de tudo, o canadiano McLeod gastou apenas mais 108 milésimos de segundo. "Adoro o cheiro do champanhe", gracejou Chambliss, que há vários anos não ganhava uma etapa. "A corrida agora é muito mais técnica", acrescentou o texano.
Com o terceiro lugar em Budapeste, Yoshihide Muroya passa a somar 39 pontos, mais dois do que Martin Sonka. "Estamos 100% felizes com este resultado", afirmou o nipónico, que procurava a terceira vitória consecutiva, depois de San Diego (EUA) e Chiba (Japão).
O alemão Florian Berger foi o vencedor da classe Challenger, porta de entrada para o campeonato principal.
Neste domingo, milhares de pessoas encheram as margens do Danúbio para assistirem à primeira etapa da Red Bull Air Race na Europa. A prova segue agora para Kazan, na Rússia, nos próximos dias 22 e 23, estando marcada para o primeiro fim semana de setembro a escala da prova no Porto e em Gaia. As duas etapas finais realizam-se em Lausitzring (Alemanha), a 16 e 27 de setembro, em Indianapolis (EUA), a 14 e 15 de outubro.