Dois astronautas vão sair da Estação Espacial Internacional (EEI) esta terça-feira numa "caminhada" espacial de emergência para reparar um computador avariado. Em causa está um dos dois computadores que controlam as condições da Estação em órbita.
Corpo do artigo
Os astronautas norte-americanos Peggy Whitson e Jack Fischer vão ser os responsáveis pela reparação de emergência, anunciada este domingo pela Nasa.
O computador em causa sofreu uma avaria no aparelho que dá instruções ao sistema de energia solar, radiadores, circuitos de refrigeração e outros equipamentos. Em consequência, o laboratório da EEI, calculado em 89 mil milhões de euros, ficou dependente de um sistema de "backup".
Peggy Whitson, atual comandante da Estação, já testou o equipamento que irá substituir o aparelho danificado.
A avaria foi detetada sábado e, apenas um dia depois, a agência espacial anunciou a reparação de emergência. Apesar do ocorrido, os cinco astronautas da "Expedição 51" nunca estiveram em perigo, garante a Nasa.
A "caminhada" de terça-feira irá ser a 201ª realizada na EEI e a 10ª de Peggy Whitson. As duas horas previstas de manutenção irão provavelmente colocar a comandante em terceiro lugar nos astronautas com mais tempo acumulado de "caminhada" no espaço.
O início está agendado para as 8 horas (13 horas, hora de Portugal continental) de terça-feira, avança a agência espacial norte-americana.