Pelo menos 50 pessoas morreram em três ataques com carros-bomba no Iraque, um dos quais em Bassora, no sul do país, região reivindicada pelo grupo radical Estado Islâmico.
Corpo do artigo
O grupo extremista sunita Estado Islâmico (EI), que tomou o controlo de grandes áreas do país desde o ano passado, parecia ter um acesso reduzido à região xiita do sul.
"Pelo menos dez pessoas foram mortas em Zubair (perto de Bassora) e 24 ficaram feridas", disse Jabbar al-Saadi, um membro do Conselho Provincial, segundo o qual este atentado teve lugar à tarde no mercado Souk al-Hallaquine.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o EI disse que, perto de Bassora, "o exército do Califado conseguiu detonar um carro-bomba estacionado no meio de uma reunião de Rafidha [termo que o EI usa para os muçulmanos xiitas]".
A norte de Bagdade, uma área regularmente alvo de ataques jiadistas, 35 pessoas morreram e 74 ficaram feridas num atentado com um carro-bomba estacionado junto a um mercado na cidade de Khalès, segundo a polícia.
Já na cidade de Hosseiniyah, cerca de 20 quilómetros a norte da capital iraquiana, a explosão de uma outra viatura armadilhada matou cinco pessoas e feriu 17, informou um coronel da polícia.