"Atenção, carteiristas!" Brasileiro torna-se viral no TikTok por denunciar roubos em Londres
Diego Galdino procura carteiristas no centro de Londres, vigiando pontos turísticos em busca de suspeitos conhecidos e sinais indicadores dos que estão prestes a cometer roubos. No entanto, não é polícia.
Corpo do artigo
O entregador de comida brasileiro tornou-se um vigilante popular, impulsionado pelas redes sociais, que combate os furtos na capital britânica. Começou a filmar - e depois a tentar impedir - os ladrões em ação depois de testemunhar vários incidentes.
Os seus vídeos no Instagram, TikTok e outras plataformas sob o nome "pickpocketlondon" tornaram-se virais.
@pickpocketlondon They didn"t see the cat coming. Gotcha. ⚡️ Touché #pickpocketing #pickpocketslondon #pickpokets #londontiktok #londonsightseeing #fyp #changeofguard #buckinghampalace #streetthief #londonhotspots ♬ original sound - Pickpocketlondon
Um vídeo publicado no final de julho no TikTok acumulou quase 27 milhões de visualizações. Outro, no Instagram, que mostra um suspeito a cuspir nele, obteve mais de 12 milhões.
"Eu não sabia nada sobre o TikTok, não sabia nada sobre como publicar um vídeo", contou Galdino à AFP. "Eu apanho-os a roubar, apanho muitas situações e publico diariamente, e cresço muito rapidamente", nota o brasileiro.
Galdino admite que ficou "surpreendido" com o sucesso do projeto. "A minha vida mudou muito", acrescentou. Agora, está "inundado" com pedidos de entrevistas e é reconhecido tanto por fãs como por suspeitos.
Contas semelhantes surgiram noutras cidades europeias, incluindo Lisboa. Ainda há cerca de duas semanas foram detidos pela PSP cinco carteiristas suspeitos de pertencerem a uma rede criminosa internacional.
Leia também Detidos em Lisboa cinco carteiristas suspeitos de pertencerem a associação criminosa transnacional
Também em Veneza, Monica Poli é conhecida por encontrar carteiristas e avisar os turistas. "Attenzione, pickpocket" ("atenção, carteiristas", em português) é a frase que grita para alertar as pessoas ao avistar um suspeito. No entanto, as opiniões divergem em relação à italiana, dado que é vereadora da Lega, um partido político populista de direita, que critica constantemente a comunidade cigana. Monica Poli está atualmente a ser julgado por ter impedido um barco de requerentes de asilo de atracar em Itália em 2019.
@l_a_movies4 We have found the lady that says attencione pickpockets##pickpocket##italy ♬ original sound - L_A Movies
Turistas são os alvos principais
Galdino, que vem de uma família de polícias no Brasil, afirma que se tornou especialista em identificar possíveis ladrões.
"Eles parecem bem organizados, geralmente são mulheres e trabalham em duplas. Têm como alvo principalmente turistas, vestindo-se como eles para se misturarem", explica o brasileiro.
Uma rede de cerca de 20 outros estafetas ajuda Galdino, enviando-lhe informação quando avistam suspeitos.
Uma vez no local, Galdino entra em ação ao filmar os suspeitos e avisar as pessoas que lá se encontram. "Atenção, carteiristas!", é o grito típico do estafeta.
Galdino afirma que turistas são os principais alvos dos criminosos
Foto: Henry Nicholls / AFP
No entanto, o brasileiro relata que já sofreu agressões, mas o foco, a adrenalina e a sensação de "injustiça" perante os roubos superaram qualquer medo.
"Odeio esse tipo de coisas", atira Galdino. "Essas pessoas acordam de manhã para roubar. Não pagam impostos, não produzem nada para a sociedade".
Nas ruas, tanto os moradores como os turistas parecem apreciar os seus esforços. "Continue a fazer o que está a fazer", referiu o transeunte Tom, de 37 anos, depois de reconhecer Galdino. "Espero que os turistas que vêm a Londres e não conhecem os ladrões de telemóveis vejam os seus vídeos".
@pickpocketlondon Oxford st, 7pm, 26/07/2015 We were out on the street when it all happened right in front of us. It was a group of three, but two of them went for it and tried to snatch the old lady"s bag - twice. We managed to catch both of them. We called the police... and here"s what they told us. Watch until the end to see it all. #p#p#pickpocketingp#pickpocketslondonppickpoketsl#londontiktokl#londonsightseeingf#fypselfridges #oxfordstreet #s#streetthiefl#londonhotspotsGoProUK #viral ♬ Censor_Bleep-1kHz01-3(Long)(1530477) - OtoLogic
Vigilância para "ter cliques"
Contudo, há pessoas que levantam questões relativamente aos criadores de conteúdos que exercem este tipo de "justiça popular", dado que não são devidamente treinados para intervir neste tipo de ocorrências, potencialmente perigosas.
"Temos uma espécie de vigilância performativa contra o crime para obter cliques", relata a criminologista Jennifer Fleetwood à AFP. "Tenho a certeza que [Galdino] tem boas intenções, mas, sinceramente, esta não é uma forma eficaz de controlar o crime", acrescenta.
Os líderes britânicos insistem que estão a combater os furtos. O presidente da câmara trabalhista londrina, Sadiq Khan, aumentou o número de polícias no centro para conter o crime. "Vamos concentrar-nos nas áreas mais problemáticas com patrulhas à paisana e uniformizadas, com base nos progressos que já fizemos", afirmou a Polícia Metropolitana.
Na declaração, as autoridades não se referem diretamente a Galdino, mas notam uma redução de 15,6% nos roubos desde o início da campanha, a 6 de abril.
No entanto, as estatísticas da polícia mostram que foram registados mais de 32 mil assaltos por parte de carteiristas desde o início do ano até julho, no centro de Westminster.
Isso representa um aumento em relação aos 12 meses anteriores e um aumento considerável em relação a julho de 2022.
Fleetwood argumentou que a fixação das redes sociais no furto de carteiras corria o risco de aumentar o problema.
As estatísticas mostram que este tipo de roubos não são mais prevalentes na capital do que noutras cidades e regiões inglesas, realça. "Tenho visto muitas coisas nas redes sociais sobre Londres ser hostil ou perigosa. Mas será que é mais provável ser vítima de crimes pessoais em Londres? Na verdade, não", conclui.