Equipas de resgate resgataram seis corpos dos escombros de Morro do Bumba, na localidade Viçoso Jardim, bairro do Cubango, na cidade brasileira de Niterói, aingido por um deslizamento de terras esta madrugada.
Corpo do artigo
Segundo a edição online do jornal O Globo, foram resgatadas com vida 25 pessoas, entre elas oito crianças de uma creche que funcionava na localidade e, de acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, é ainda desconhecido o número exacto de desaparecidos.
As autoridades informam que o deslizamento provocou, pelo menos, 51 feridos. A avalanche arrastou cerca de 40 casas e, segundo Pedro Machado, antes de ser ocupado ilegalmente, o morro serviu como vazadouro de lixo, há cerca de 30 anos, e não era considerado uma área de risco.
Segundo O Globo, com este deslizamento de terras sobe para 150 o número de mortos por causa das chuvas no estado do Rio de Janeiro.
A tragédia deixou pelo menos 135 feridos e mais de 15 mil desalojados.
As buscas por eventuais sobreviventes, e vítimas do deslizamento de terras prosseguem no local, de acordo com o jornal, com o auxílio de pás, retro-escavadoras e, principalmente, as mãos.
Estão envolvidos 80 bombeiros, policias militares, técnicos da Defesa Civil, do município, do estado, elementos da Força Nacional e, igualmente, inúmeros populares, que procuram familiares.
Os sobreviventes do deslizamento relatam que, no momento da queda de terra se ouviram pequenas explosões, provavelmente associadas à libertação de gás metano.
A cidade de Niterói já contabilizou cerca de 80 mortes em consequência das chuvas que estão a afectar o Brasil desde segunda feira.