O ministro dos Negócios Estrangeiros russo afirmou esta quinta-feira que o avanço dos rebeldes islamitas no Iraque ameaça a integridade territorial e ilustra o "fracasso total" da intervenção norte-americana e britânica no país.
Corpo do artigo
"O que se passa no Iraque é a ilustração do fracasso total da aventura dos Estados Unidos e do Reino Unido e da qual perderam definitivamente o controlo", declarou Serguei Lavrov, de acordo com a agência noticiosa russa Itar-Tass. "A unidade do Iraque está em causa", declarou.
O ministro russo falava da ofensiva dos rebeldes sunitas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), que se apoderaram de extensas áreas do noroeste do país e estão a caminho de Bagdad.
Os combatentes do grupo radical islâmico do EIIL, ligado à Al-Qaida, ocuparam nos últimos dias as regiões de Siniyah e Suleimane-Bek, a província iraquiana de Ninive e parte de duas províncias vizinhas, Kirkuk e Salaheddine, incluindo a cidade de Tikrit, entretanto já retomada.
Face a esta ofensiva e à incapacidade do exército iraquiano para a conter, o Conselho de Segurança da ONU reúne-se à porta fechada a partir das 15.30 horas TMG (16.30 horas em Portugal continental) e contará com uma intervenção do enviado especial da ONU no Iraque, Nickolay Mladenov, por vídeo-conferência.
O EIIL, que pretende a instauração de um Estado islâmico, conta com o apoio de tribos antigovernamentais e de grupos entre a minoria sunita que se considera marginalizada pelo poder xiita.