Dois caças F-16 e um helicóptero responderam, esta sexta-feira, a um avião que violou o espaço aéreo sobre a região do Lago Tahoe, entre Nevada e Califórnia, onde o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está de férias.
Corpo do artigo
O incidente ocorreu por volta das 7.50 horas locais (15.50 horas em Portugal continental), quando um avião civil entrou no espaço aéreo daquela região, que foi sujeito a restrições para garantir a segurança do presidente norte-americano e da sua família, informou o Comando Norte-Americano de Defesa Aeroespacial (NORAD) em comunicado.
Em resposta à intrusão, os F-16 dispararam foguetes para alertar o piloto do avião de que estava a violar as restrições de tráfego aéreo. Após esta ação, o avião foi escoltado para fora da área sem incidentes.
Biden, a primeira-dama Jill e outros membros da sua família estão a passar férias esta semana no Lago Tahoe, conhecido pelas suas águas cristalinas e rodeado de montanhas. A família Biden arrendou uma casa ao influente ativista das alterações climáticas Tom Steyer, e à sua mulher, Kat Taylor.
Steyer, de 66 anos, concorreu às primárias do Partido Democrata para as eleições de 2020, nas quais Biden acabou por ser o nomeado. Apesar de ter gastado quase 200 milhões de dólares da sua fortuna em anúncios, não conseguiu vencer e abandonou a corrida em fevereiro de 2020.
Segundo a Casa Branca, Joe Biden não ficou hospedado de graça, tendo arrendado a casa (avaliada em 18 milhões de dólares) a preços de mercado.