Cammie, um camelo fêmea cuja pata dianteira foi decepada por um proprietário na província de Sindh, no sul do Paquistão, deixou os seus cuidadores emocionados ao andar pela primeira vez com uma prótese.
Corpo do artigo
"Comecei a chorar quando a vi a andar com a prótese. Foi um sonho tornado realidade", disse Sheema Khan, gerente de um abrigo de animais em Karachi, à AFP.
Segundo o veterinário Babar Hussain, esta foi a primeira vez que um animal de grande porte no Paquistão recebeu uma prótese.
A perna de Cammie terá sido decepada por um proprietário em junho de 2024 como castigo por entrar no seu campo em busca de forragem. Um vídeo do camelo ferido que circulou nas redes sociais levou o governo a agir rapidamente. Segundo o vice-comissário de Sanghar, foi transportada no dia seguinte para Karachi, a mais de 250 quilómetros de distância, e vive num abrigo desde então.
"Ela estava aterrorizada quando chegou de Sanghar. Testemunhámos os seus gritos de cortar o coração. Tinha medo dos homens", disse Khan à AFP.
Um dos maiores desafios que os cuidadores enfrentaram foi conquistar a sua confiança. "Não consigo descrever a condição dela por palavras", acrescentou Khan.
Para ajudar na sua recuperação, os cuidadores trouxeram outro jovem camelo fêmea chamada Callie. A sua presença trouxe conforto à ferida Cammie, que tentou ficar de pé sobre as suas três patas pela primeira vez depois de ver a nova companheira. "A Cammie esteve confinada no seu cercado durante quase quatro a cinco meses antes de Callie chegar", acrescentou Khan.
Após tratar a lesão e concluir a reabilitação inicial, o abrigo Comprehensive Disaster Response Services (CDRS) Benji Project providenciou uma prótese de perna de uma empresa americana para que pudesse voltar a andar. "Não a obrigamos a andar. Depois de colocar a prótese, esperámos 15 a 20 minutos. Depois, levantou-se sozinha e andou lentamente", disse o veterinário Hussain, acrescentando que seriam necessários mais 15 a 20 dias para que se adaptasse totalmente à nova perna.
Os cuidadores disseram que Cammie permanecerá no abrigo permanentemente.