A cápsula espacial não tripulada Dragon, da empresa norte-americana Spacex, chegou esta sexta-feira à Estação Espacial Internacional levando abastecimentos para os astronautas a bordo.
Corpo do artigo
Samanatha Cristoforetti, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) que integra a atual tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI), "apanhou" a cápsula com um braço robótico cerca das 10.55 horas GMT (09.55 horas em Portugal continental), quando a estação espacial se encontrava sobre o norte do Pacífico, segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA).
"Houston, a captura (da cápsula) foi terminada", declarou Terry Virts, astronauta da NASA, após a operação ser bem-sucedida.
A acoplagem final da Dragon, lançada da Florida na terça-feira, será realizada durante esta sexta-feira.
A cápsula vai fornecer à EEI duas toneladas de provisões, uma máquina de café expresso, assim como material destinado a experiências científicas em microgravidade.
Depois de cinco semanas acoplada à EEI, a Dragon deixará a estação espacial e voltará à Terra carregada com material de experiências científicas, resíduos e equipamentos usados.
Esta é a sexta missão de reabastecimento da EEI realizada pela Spacex para a NASA, num total de 12 viagens no quadro de um contrato de 1,6 mil milhões de dólares (1,48 mil milhões de euros).