A Casa Branca apelou este sábado aos partidos democrata e republicano para que se mantenham unidos de forma a melhorar a situação financeira dos Estados Unidos, cuja notação financeira foi reduzida pela agência de "rating" Standard & Poor's.
Corpo do artigo
"Devemos fazer melhor para mostrar a nossa vontade, a nossa capacidade e o nosso empenho em trabalharmos juntos para enfrentar os desafios económicos e orçamentais", declarou num comunicado o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
Na noite de sexta-feira, a agência de notação financeira Standard & Poor's reduziu a nota dos Estados Unidos de AAA (a máxima) para AA+, uma redução inédita na história da maior economia do mundo, motivada por receios quando ao nível de endividamento do Estado federal dos EUA. Além disso, a S&P mantém a nota sobre vigilância, com perspetivas "negativas" de evolução.
"O Presidente [Barack Obama] considera que é importante que os representantes eleitos se unam para reforçar a economia", afirmou Carney, citando um acordo orçamental assinado no início da semana no Congresso como "um passo na direção certa".
"Ao longo das próximas semanas, o Presidente vai encorajar (...) todos os membros do Congresso a mostrar o nosso empenho comum numa retoma forte e num futuro orçamental positivo sem interferência de divergências ideológicas ou políticas", acrescentou Carney.