Agentes especiais e especialistas em minas e armadilhas conseguiram eliminar "as principais ameaças" na casa de James Holmes, o jovem detido pela autoria do massacre num cinema de Aurora, no Colorado. Após uma explosão controlada, entraram na habitação e encontraram 80 engenhos explosivos.
Corpo do artigo
"Uma armadilha". Foi assim que as autoridades norte-americanas classificaram a casa onde habitava James Holmes, o jovem de 24 anos detido pela autoria do massacre num cinema de Aurora, no Colorado, cujo balanço é de 12 mortos e 58 feridos.
Há meses que James Holmes acumulava um arsenal em sua casa e, segundo as primeiras investigações, pretendia causar um outro massacre, ao armadilhar o seu apartamento com explosivos que podiam ter sido detonados de forma involuntária por qualquer vizinho que tentasse entrar.
É que o jovem, antes de se dirigir para o cinema onde disparou indiscriminadamente, deixou a tocar uma música repetitiva num volume muito elevado. Algo que incomodou os vizinhos. Dois contaram à polícia que chegaram a ir bater à porta para que James Holmes baixasse o som.
Não foi fácil as autoridades conseguirem entrar na habitação. Cerca das 19.00 horas, membros da unidade de explosivos procederam a uma explosão controlada. "A detonação foi um êxito e as principais ameaças foram eliminadas", adiantaram fontes policiais de Aurora.
Nas imagens recolhidas antes da detonação controlada, com câmaras de controlo remoto, foi possível detetar recipientes com explosivos e produtos químicos, ligados por interruptores, explicou Dan Oates, chefe da polícia de Aurora.
"O dispositivo estava construído de forma a matar as pessoas que entrassem na habitação", pelo que os agentes estão no local a recolher provas com todas as cautelas na possibilidade de encontrarem mais engenhos explosivos. Já foram encontrados 80 explosivos.
Os explosivos na casa de James Holmes, situado no bairro mais pobre de Aurora, obrigaram as autoridades a evacuar o prédio na sexta-feira e, este sábado, a evacuação estendeu-se a centenas de pessoas das imediações.