Um jovem casal português morreu, este domingo, num acidente de viação, em França, quando regressava ao Luxemburgo.
Corpo do artigo
O casal, natural da aldeia de Pousios, no concelho de Pombal, em Leiria, foi vítima de um choque em cadeia, que ocorreu cerca as 6 horas da manhã deste domingo, em Santenay (Loir-et-Cher), na A-10, autoestrada que liga Paris a Bordéus.
As vítimas, de 32 e 34 anos, regressavam ao Luxemburgo após as férias. O homem foi identificado como Carlos Silva e a como mulher Rita Antunes. Residiam na comuna de Lasauvage, no sul do Grão-Dicado, adianta o jornal local Lux24.
O embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, adiantou que a família das vítimas, tanto em Portugal como em França, foi notificada do acidente e que só a partir das 8 horas da manhã de segunda-feira poderá proceder à identificação dos corpos, que foram trasladados para Saint-Gervais de la Fôret, perto de Blois, em França.
Carlos e Rita deixam uma filha de 15 meses, que seguia na viatura e não sofreu ferimentos. Por precaução, a criança foi transportada para o hospital Clocheville, em Tours, revela o jornal luxemburguês Bom Dia. Tudo indica que o bebé que "se encontra bem", avançou, ao JN, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. O governante acrescentou que aquele hospital está em contacto com "uma unidade hospitalar do Luxemburgo que está a acompanhar a situação da evolução da criança". O cônsul honorário em Tours também se deslocou ao hospital para se encontrar com os responsáveis da unidade de saúde.
Segundo o jornal Contacto, houve um primeiro acidente entre dois veículos, em que um ficou na via de circulação e foi atingido por outro automóvel. Era neste segundo carro que seguiam as vítimas portuguesas.
A A10 esteve cortada durante várias horas entre Château-Renault e Blois. Do acidente resultaram ainda mais cinco feridos, dois dos quais em estado grave.