O conflito entre Israel e Hamas reacendeu sentimentos discriminatórios contra judeus e muçulmanos no Mundo. O número de casos de antissemitismo e islamofobia reportados disparou, atentados vitimaram pessoas em vários países e protestos foram proibidos. Em Israel, colonos na Cisjordânia correm para adquirir armas.
Corpo do artigo
O caso mais recente de antissemitismo que chamou a atenção do Mundo foi a invasão, no domingo, promovida por uma multidão no aeroporto de Mahackala, na república do Daguestão, região de maioria islâmica na Rússia. A revolta foi causada pela chegada de um voo oriundo de Telavive. O Kremlin diz que a "interferência externa" está por trás do ocorrido, enquanto os Estados Unidos condenaram os "protestos antissemitas" . A polícia identificou mais de 150 participantes no ato e deteve 60 pessoas.
Situações de discriminação contra judeus e muçulmanos aumentaram em diversas partes do globo. A Polícia Metropolitana de Londres registou 218 casos de antissemitismo nos primeiros 18 dias de outubro. Em 2022, no mesmo período, foram reportados 15 episódios. Já as ocorrências de islamofobia chegaram a 101, em comparação com 42 do ano passado.