O presidente venezuelano Hugo Chávez revelou, esta terça-feira, depois de vários dias em silêncio, que regressa a Caracas nos próximos dias para assumir "progressivamente" a campanha para as presidenciais de 7 de outubro.
Corpo do artigo
Através do canal estatal "Venezuelana de Televisão", Hugo Chávez, referiu-se aos rumores sobre um alegado agravamento do seu estado de saúde e explicou que passa os dias em Cuba "entre tratamento, radioterapia, fisioterapia e descanso", mas a preparar o projeto para o seu programa de governo para o período 2013 - 2019.
Hugo Chávez, 57 anos, está novamente em Cuba para mais uma fase do tratamento com radioterapia contra o cancro de que padece, sublinhando pouco antes de partir que seria "a reta final do tratamento".
Hugo Chávez foi operado a 26 de fevereiro, em Havana, a uma nova "lesão" de dois centímetros que, segundo o próprio, foi detetada no mesmo local, onde em junho de 2011 lhe tinha sido extraído um tumor com células cancerígenas.
Desde então, deslocou-se várias vezes a Cuba, onde a 24 de março iniciou um tratamento com radioterapia contra o cancro.
A reincidência do cancro surge depois de Hugo Chávez ter reiterado, no final de 2011, que se tinha curado da doença, insistindo na recandidatura à Presidência da República nas eleições previstas para 7 de outubro, em que defrontará o candidato da oposição e o governador do estado de Miranda, Henrique Capriles Radonski.