O presidente venezuelano, Hugo Chavez, garantiu hoje, sábado, que será reeleito no cargo pela terceira vez em Dezembro de 2012, altura em que a oposição irá também perder os governos regionais conquistados em 2008.
Corpo do artigo
Chavez, que falava numa reunião partidária no Estado de Zulia, governando pela oposição de Pablo Pérez, explicou que a vitória prevista dos seus partidários nas eleições parlamentares de 26 de Setembro será a antecâmara da sua reeleição.
"Esta batalha eleitoral, que já começou e passa por 26 de Setembro, tem como objectivo final 2012, onde vamos conquistar novamente a presidência", afirmou Chavez numa reunião transmitida pela televisão estatal.
A possibilidade dos funcionários públicos se candidatarem consecutivamente aos cargos sem limite de mandatos foi aprovada em referendo popular em Fevereiro de 2009 numa alteração da Constituição apresentada pelo próprio presidente.
Hugo Chavez chegou ao poder na Venezuela em 1998 e já disse que em 2012, aquando das presidenciais, irão realizar-se ao mesmo tempo as eleições para os governos regionais e locais.