O chefe das brigadas de segurança de Kadafi, assim como vários elementos próximos do coronel, entraram, no domingo, em Agadez, no norte do Níger. A informação foi avançada por fontes tuaregues, citadas pela agência France Presse.
Corpo do artigo
O grupo chegou ao Níger acompanhado de Adaly Alambo, um líder rebelde tuaregue, tendo chegado, esta segunda-feira, a Niamey, capital do país. "As pessoas que vieram com Agaly não são filhos nem elementos muito próximos da família de Kadafi", referiu uma fonte tuaregue à AFP.
Segundo a agência Lusa, uma outra fonte tuaregue, também citada pela AFP, garantiu que Mansou Daw, antigo ministro da Comunicação e ex-director do gabinete de Kadafi, estava integrado no grupo em questão mas negou, no entanto, que ele fosse o líder das brigadas de segurança.
Mansour Daw foi várias vezes indicado como chefe da segurança interna de Kadafi e um dos seus elementos mais próximos.
Alambo, líder da principal força da revolta tuaregue, fugiu para a Líbia em 2007, no início dos confrontos em Agadez, cessados em 2009, após a intervenção de Kadafi. Com o despoletar da revolta na Líbia, Alambo recrutou vários rebeldes tuaregues para ajudarem o coronel.
Uma fonte tuaregue afirmou, na semana passada, que cerca de 1500 rebeldes nigerinos eram apoiantes do regime de Kadafi e que a maioria vivia em Tripoli desde 2009.
A 27 de Agosto, o Níger reconheceu o Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão político dos rebeldes líbios, apelando à "garantia da segurança e do bem-estar das comunidades estrangeiras que vivem na Líbia".
Desconhece-se, até hoje, o paradeiro do coronel Muammar Kadafi.