As autoridades chinesas registaram 35 mortes nas últimas 24 horas causadas pela epidemia de Covid-19, elevando o número total de vítimas fatais na China continental para 2.870, e identificou ainda 573 novos casos.
Corpo do artigo
O número de novas infeções continuou a aumentar, com 573 casos registados, contra os 427 anunciados no dia anterior, também pela Comissão Nacional de Saúde.
No total, a doença do Covid-19 já infetou 79824 pessoas na China continental (que exclui Macau e Hong Kong).
À exceção de três, todas as infeções anunciadas esta madrugada de domingo foram registadas em Hubei, a província no epicentro da epidemia.
A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil.
Na Europa, Itália é o país mais atingido pelo surto, com 17 mortos e 605 infetados.
A Organização Mundial de Saúde aumentou para muito elevado o nível de ameaça causado pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.
Além da China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.
Em Portugal, houve até agora 70 casos suspeitos de coronavírus, segundo o boletim informativo da Direção Geral de Saúde, enviado às redações às 19.15 horas de sábado. Do total de casos validados, "67 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais, aguardando-se resultados dos restantes".
De acordo com o boletim, "o risco para a saúde pública em Portugal é considerado moderado a elevado".
Dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão com confirmação de infeção.