Os chineses acreditam que qualquer um dos candidatos à Casa Branca, a democrata Hillary Clinton ou o republicano Donald Trump, será melhor do que o atual presidente dos EUA, Barack Obama.
Corpo do artigo
Essa é a conclusão de uma sondagem realizada pela empresa de Singapura Blackbox Research para o jornal "South China Morning Post", que começou a publicar os resultados este fim de semana, nas vésperas das presidenciais nos Estados Unidos, que se realizam na próxima terça-feira.
Nos primeiros dados divulgados, o periódico de Hong Kong destacou que 76% dos asiáticos - dos quais 61% chineses - votaria em Clinton, com base em questionários realizados entre 12 e 23 de outubro a 3614 pessoas na China, Japão, Filipinas, Singapura, Indonésia e Coreia do Sul, revelando agora mais detalhes sobre as respostas recolhidas junto dos inquiridos na segunda economia mundial.
O estudo mostra que os chineses são mais otimistas sobre o futuro desenvolvimento das relações sino-norte-americanas que os seus vizinhos do continente asiático, apesar das habituais disputas entre as duas potências mundiais em domínios como a segurança na Internet ou a militarização do Mar do Sul da China.
Das 1500 pessoas inquiridas em cidades de primeiro e segundo nível na China, mais de um terço (36%) afirmaram que a atual relação bilateral China-EUA é "excelente", atribuindo-lhe oito pontos numa escala de dez, o que dista bastante dos resultados apurados noutros países como a Coreia do Sul, onde apenas 5% qualificou os laços dos Estados Unidos de "bons".
Mais de metade dos chineses entrevistados afirmou considerar que Trump geriria melhor do que Obama os seguintes conflitos ou matérias: as disputas no Mar do Sul da China (54%), a cooperação na área da segurança na Internet (59%), o comércio bilateral (57%) ou a situação na península coreana (52%).
Além disso, 51% acredita que o magnata nova-iorquino interviria menos na Ásia do que o atual presidente norte-americano.
Trump granjeia nesse campo mais apoio do que o recolhido por Clinton - nessa comparação com Obama -, apesar de a candidata ter obtido um maior nível de confiança entre os chineses inquiridos relativamente a temas como proteção dos direitos humanos ou da propriedade intelectual.
Em termos globais, um número ligeiramente maior de inquiridos na China acredita que Clinton seria melhor do que Trump a construir relações mais próximas entre Pequim e Washington, com 52% versus 48%.