A chuva causou, na manhã desta sexta-feira, inundações em casas e estradas na região de Madrid, assim como perturbações no metro e comboios, com os bombeiros a registarem 350 ocorrências, incluindo pedidos de resgate de pessoas de dentro de carros.
Corpo do artigo
As inundações ocorreram em diversos pontos da região autónoma de Madrid e na cidade, como consequência de chuva intensa durante a madrugada, segundo o serviço Emergências 112.
O mesmo serviço disse terem sido registadas cerca de 350 ocorrências até às 8 horas locais (7 horas em Lisboa), por causa da chuva, que começou a cair por volta das 5 horas.
Várias estradas ficaram inundadas ou com lençóis de água e, em duas delas, nas zonas de Alcalá de Henares e de Ajalvir (ambas a cerca de 40 quilómetros da cidade de Madrid), os bombeiros retiraram várias pessoas de dentro de carros.
Estações de comboios suburbanos ficaram também inundadas e o mesmo aconteceu no metro da cidade de Madrid, em que alguns troços de duas linhas chegaram a ter a circulação cortada.
Às 8 horas, a circulação do metro e na maioria das estradas da região estava já normalizada, mas as autoridades continuavam a pedir cuidado aos condutores.
Dentro da cidade de Madrid, os bombeiros registaram cerca de 120 ocorrências, a maioria relacionada com pequenas inundações ou ramos de árvores caídos.
Segundo a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Aemet), a Península Ibérica está hoje sob a influência de um sistema atlântico de baixas pressões que causará chuvas quase generalizadas, acompanhadas por trovoadas, no território espanhol continental e nas ilhas Baleares.
Seis pessoas morreram no início deste mês na região de Madrid e na vizinha província de Toledo por causa de chuvas intensas.