Um dos festivais de rock mais importantes da Bélgica foi na quinta-feira ensombrado por uma tempestade breve mas violenta que matou cinco pessoas, de acordo com o último balanço oficial.
Corpo do artigo
A organização também já anunciou o cancelamento do festival na sequência das fortes intempéries que se abateram sobre o recinto do festival de rock Pukkelpop, ao ar livre, em Kiewit, perto de Hasselt, no norte da Bélgica.
Os bombeiros tinham referido anteriormente um morto e sete feridos graves,mas a BBC adiantava que tinham morrido quatro pessoas.
Dois palcos caíram, um deles sobre o público, várias instalações metálicas colocadas à entrada do recinto e ecrãs gigantes foram derrubados e várias árvores tombaram com a violência das chuvas.
De acordo com o portal «online» da televisão pública belga RTBF, a tempestade foi muito forte e durou cerca de dez minutos.
O palco "Châteux", onde actuava o grupo Smith Westerns e onde o público se abrigava da chuva, caiu, afirmou a televisão.
Todos os concertos foram cancelados e um centro de crise foi instalado num ginásio de Kiewit para receber os feridos ligeiros e as pessoas em choque.
O festival, que começou na quinta-feira e devia terminar no sábado, tinha previsto a presença de 60 mil pessoas esta noite.
"O céu estava completamente negro e nós abrigámo-nos à espera da chuva. De repente, o céu desabou, levantou-se o vento com uma violência rara. A estrutura que sustentava a lona caiu e a lona começou a virar em todas as direções. Toda a gente começou a correr. Nós abrigámo-nos atrás de um pequeno painel", relatou uma espectadora ao jornal belga Le Soir.
"Havia pedras de granizo de mais de um centímetro a cair. Tenho nódoas negras em todo o lado. As árvores a cair, foi terrível, foi o fim do mundo", acrescentou.