Comprovativo digital de residência no Reino Unido vai ser problemático, avisa ONG

Os cidadãos europeus têm até 30 de junho de 2021 para se candidatarem ao estatuto de residente no Reino Unido
O Governo britânico está confiante de que o sistema de residência permanente para europeus pós-Brexit, totalmente digital, é simples e seguro, mas uma organização que ajuda portugueses em Londres afirma que a falta de um comprovativo físico é problemática.
Corpo do artigo
Durante uma visita, na terça-feira, ao Projeto Latino-Americano de Pessoas com Deficiência (LADPP), que oferece apoio a lusófonos e hispanófonos, o secretário de Estado para a Imigração e Futuras Fronteiras, Kevin Foster, defendeu o certificado digital que prova o estatuto de residência dos europeus no Reino Unido.
"A vantagem do estatuto digital é que é seguro, é mantido pelo Ministério do Interior de forma permanente, não pode ser perdido, falsificado ou roubado, e isso dá garantias às pessoas no futuro de que o estatuto está lá. Sim, [as pessoas] têm de atualizá-lo quando renovam os passaportes, mas é mantido pelo Ministério do Interior para sempre, e podem ter acesso quando precisam e pode ser partilhado com as pessoas que precisam quando precisam. É um processo simples", reconhece.
Leia mais em Bom Dia
