Comprovativo digital de residência no Reino Unido vai ser problemático, avisa ONG
O Governo britânico está confiante de que o sistema de residência permanente para europeus pós-Brexit, totalmente digital, é simples e seguro, mas uma organização que ajuda portugueses em Londres afirma que a falta de um comprovativo físico é problemática.
Corpo do artigo
Durante uma visita, na terça-feira, ao Projeto Latino-Americano de Pessoas com Deficiência (LADPP), que oferece apoio a lusófonos e hispanófonos, o secretário de Estado para a Imigração e Futuras Fronteiras, Kevin Foster, defendeu o certificado digital que prova o estatuto de residência dos europeus no Reino Unido.
"A vantagem do estatuto digital é que é seguro, é mantido pelo Ministério do Interior de forma permanente, não pode ser perdido, falsificado ou roubado, e isso dá garantias às pessoas no futuro de que o estatuto está lá. Sim, [as pessoas] têm de atualizá-lo quando renovam os passaportes, mas é mantido pelo Ministério do Interior para sempre, e podem ter acesso quando precisam e pode ser partilhado com as pessoas que precisam quando precisam. É um processo simples", reconhece.
Leia mais em Bom Dia