Conservadores querem aliança com Le Pen para combater socialista Macron
Éric Ciotti procura na extrema-direita uma coligação que consiga superar a esquerda nas próximas eleições, após o presidente francês ter dissolvido a Assembleia Nacional.
Corpo do artigo
Numa fase de crescente tensão política em França, o líder do partido de direita Os Republicanos (LR), Éric Ciotti, defendeu esta terça-feira uma aliança com a extrema-direita para as eleições legislativas antecipadas, chocando não só os adversários. “Espero que a minha família política se mova nesta direção”, anunciou, confirmando ter conversado com Marine Le Pen e Jordan Bardella, da União Nacional (“Rassemblement National”, RN na sigla francesa), os grandes vencedores das europeias de domingo.
“É um acordo que vai abranger todo o território nacional”, referiu, citado pelo “Le Monde”. A justificação para a estratégia é clara, garantindo que o LR é hoje “demasiado fraco” para combater “a aliança antinatural” feita à esquerda e o “bloco macronista”. “Precisamos de uma aliança com o RN para construir um bloco nacional”, defendeu. Le Pen não tardou a elogiar “a escolha corajosa” de Ciotti, instando as figuras do LR a segui-lo.