Canecas de cerveja, gastronomia típica e música tradicional: nos dias em que se celebra o Oktoberfest em Munique, o espirito do festival chega a Portugal. Partindo de Lisboa e numa viagem até à costa algarvia, são vários os espaços que celebram esta bebida, com animação, cervejas originais e jogos.
Corpo do artigo
Mercado de Algés
O Mercado de Algés, em Lisboa, recebe a nova edição do BeerFest de 3 a 6 de outubro. A programação inclui música ao vivo, gastronomia típica alemã, trajes e jogos tradicionais, com entrada livre.
E se a bebida, patrocinada pela SuperBock, é protagonista do evento, a gastronomia não lhe fica atrás. Para acompanhar a cerveja estão disponíveis petiscos típicos da Alemanha, como pernil com chucrute e batata assada, frango cervejeiro com puré e salsicha alemã com salada de batata.
Entre as iguarias germânicas ao dispor conta-se também a flammkuchen (espécie de pizza fina e crocante coberta com creme fraîche, cebolas fatiadas e bacon), a käsespätzle (massa rústica spätzle, queijo e cebola frita ou caramelizada) e o pretzel (pão popular do país em forma de nó).
Para sobremesa inclui-se os tradicionais bolinhos de Natal lebkuchen, feitos à base de mel, especiarias, amêndoas e nozes, e as Maçãs do Amor, maçãs com cobertura de açúcar.
Garantindo a animação musical, a partir das 17 horas, o projeto Uzápressão toca música nacional e internacional. Ademais, há jogos típicos do Oktoberfest, como o Funky Chicken Dance, o Acerta a Garrafa, o Aguenta a Caneca ou os Brindes de Gibeira.
Os petiscos são disponíveis a partir das 12 horas, nos quatro dias do evento. O evento funciona do meio-dia à meia-noite na quinta-feira e no domingo e do meio-dia às duas da manhã na sexta-feira e sábado.
A entrada é livre. Informação em mercadodealges.pt.
Três cervejarias
São seis as cervejas oficiais do Oktoberfest disponíveis nas cervejarias lisboetas Delirium Café, Gulden Draak Lisboa e Gulden Draak Vasco da Gama, até final de outubro. A esta oferta somam-se as habituais opções dos três estabelecimentos, um menu especial inspirado na gastronomia alemã e uma cerimónia de abertura.
O festival alemão chega à capital na forma de seis cervejas originais, disponíveis nos espaços Delirium Café, no Chiado, Gulden Draak Lisboa, situado em Picoas, e no mais recente Gulden Draak Vasco da Gama. Entre as cervejas incluem-se Hacker-Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner, Samten e Augustiner.
Os espaços contam ainda com uma variedade de rótulos: 50 torneiras à pressão no Gulden Draak Lisboa, somando às 35 do Delirium Café.
Se a bebida tem inspiração no festival de Munique, também a cerimónia de abertura retira dele referência. Assim, a abertura de um barril de cerveja Paulaner Oktoberfest acontece sexta-feira, 26, no Gulden Draak Lisboa e, sábado, 27, no Delirium Café. O ritual prevê a introdução de uma torneira no barril de forma manual, isto é, à martelada.
Para acompanhar as bebidas, os espaços têm um menu especial Oktoberfest, onde se inclui eisbein (joelho de porco), schnitzel de vitela, frango ou porco, duo de salsichas com molho curry e batatas wedges, spätzle com molho de queijo e cebola caramelizada, salsicha alemã com salada de batatas, mostardas, chucrute e cebola caramelizada.
Nas opções veganas consta a salsicha vegana, com salada de batatas, mostardas, chucrute e cebola caramelizada. Para sobremesa, destaca-se a apfelstrudel com gelado de baunilha ou de macadâmia.
Mais informação em guldendraak.crd.co, instagram.com/guldendraakvascodagama e deliriumcafelisboa.weebly.com.
Irish&Co
É no bar de desporto (sports bar) com inspiração irlandesa, Irish & Co, situado no Parque das Nações, em Lisboa, que o Oktoberfest se assinala com uma roda da sorte, petiscos, música, diversão e, claro está, muita cerveja. A iniciativa decorre até 5 de outubro.
A Roda da Sorte é um dos maiores atrativos do evento. Por cada 20 euros em compras, os visitantes têm acesso a uma ficha, habilitando-se a ganhar prémios, como baldes de mini SuperBocks, o Burguer Irish&Co, Irish ribs, chouriço assado, croquetes de novilho e menus de almoço.
Para além desta novidade, a programação inclui petiscos, animação musical e jogos. A cerveja é protagonista não só da iniciativa, mas também do próprio estabelecimento, com uma carta que varia entre o clássico e o artesanal.
O menu habitual destaca a carne de vitelo na maioria das opções, entre hambúrgueres e pratos de carne. Para opções mais leves, há saladas e sanduiches e para entrada destacam-se as várias combinações de batata frita palito e os nachos.
Há ainda seleção para os mais novos, alternativas vegetarianas e sobremesas, como o mousse de chocolate irlandês, torta de maça ou bolo de chocolate com bola de gelado, cheesecake, churros de chocolate, lisboeta e gelados artesanais.
Com inspiração irlandesa, numa combinação entre o estilo dos estabelecimentos ingleses que servem bebidas e refeições rápidas, os chamados pub, e a decoração vintage, o Irish&Co situa-se no Parque das Nações, em Lisboa, com vista para o Jardim das Tágides.
Mais informação em irishco.pt.
Vila Vita Biergarten
A celebração da cerveja chega ao sul do país, desta feita ao restaurante típico de comida e estilo germânico Vila Vita Biergarten, em Porches. Até cinco de outubro, o espaço recebe música ao vivo, especialidades gastronómicas bávaras e a cerveja de trigo da Erdinger.
A gastronomia da Baviera é protagonista da ementa no Vila Vita Biergarten, com as salsichas artesanais e charcutaria de produção própria no Metzgerei (talho) do restaurante, os pretzels, schnitzels (fatias finas de carne empanadas em farinha, ovo e pão ralado) e strudels (massa folhada com recheio de frutas doces).
Para beber, acompanha a cerveja de trigo de pressão da Erdinger, longa parceira do evento. "A bebida é caracterizada por uma alta taxa de fermentação, teor alcoólico moderado e pela combinação do sabor do trigo com toques frutados".
Completando o ambiente, a banda Al-Fanfare Balkan Brass Band atua no recinto, levando ao algarve os sons tradicionais da região sul da Alemanha.
Os pratos são servidos em mesas corridas. Estão ainda disponíveis bancas com petiscos e bar para os visitantes que não queiram uma experiência sentados.
O Vila Vita Biergarten situa-se na freguesia de Porches, no Algarve. Com inspiração alemã, o ambiente é complementado por mesas corridas e murais rememorativos da vida da Baviera, zona sul da Alemanha. O menu não foge à inspiração e tem pratos típicos como a salada de batata, joelho de porco e salsichas caseiras.
Para além disso, o restaurante inclui uma seleção de cervejas alemãs e uma de produção própria, a Porches Craft Beer, caracterizada por ter um sabor tropical.
A reserva é recomendada, em especial para grupos de oito ou mais pessoas, através do site ou email fb@vilavitaparc.com. Mais informação em vilavitabiergarten.com.