A Coreia do Norte disparou um míssil balístico a partir a sua costa leste, referiu a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, citando responsáveis militares, e confirmaram os Estados Unidos.
Corpo do artigo
O comunicado emitido pelo estado-maior das Forças armadas da Coreia do Sul refere que o lançamento ocorreu na madrugada de segunda-feira na hora local (domingo à noite em Portugal) mas não precisa se o lançamento teve sucesso ou qual o tipo de projétil disparado.
Segundo o chefe de estado-maior sul-coreano, o míssil foi lançado de um local situado próximo da cidade costeira norte-coreana de Wosan, enquanto o novo Presidente, Moon Jae-In, convocava uma reunião do Conselho de segurança nacional, segundo a agência Yonhap.
Os Estados Unidos confirmaram, na noite de domingo, que a Coreia do Norte procedeu a um novo disparo de míssil balístico.
De acordo com o comando norte-americano do Pacífico, o míssil de curto alcance foi seguido durante seis minutos através dos radares até cair no mar do Japão, sem representar qualquer perigo para a América do norte.
A Coreia do Norte tem aumentado, nos meses mais recentes, os seus testes com mísseis balísticos e pretende construir mísseis nucleares que possam alcançar território norte-americano, um registo que segundo os especialistas ainda permanece longínquo.
O programa nuclear e de mísseis norte-coreano constitui um dos mais importantes desafios de política externa que enfrentam os dois novos líderes, e aliados, em Washington (EUA) e Seul (Coreia do Sul).