Dois kibutz anunciaram na quarta-feira à noite que o exército israelita recuperou e transportou para Israel dois corpos de reféns mantidos na Faixa de Gaza desde o ataque do Hamas, em 7 de outubro.
Corpo do artigo
"Fomos informados esta noite que o corpo de Maya Goren foi encontrado durante uma operação de resgate do Exército. Depois de mais de nove meses, foi trazida para casa para ser enterrada", frisou o kibutz (comunidade agrária israelita) Nir Oz, em comunicado.
O Exército informou a família em 1 de dezembro que Maya Goren tinha morrido e que o seu corpo estava detido em território palestiniano.
O seu marido, Avner Goren, foi morto durante o ataque do movimento islamita palestiniano em território israelita em 7 de outubro. Mais de 72 pessoas foram raptadas naquele local nesse dia.
Pouco depois, o kibutz Nir Yitzhak anunciou, em comunicado, que tinha "sido informado da operação de resgate do corpo de Oren Goldin, membro da equipa de emergência do kibutz, que morreu a 7 de outubro", e que foi trazido de volta para Israel.
A guerra em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 7 de outubro de 2023, que causou cerca de 1200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.
Após o ataque do Hamas, Israel desencadeou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que já provocou mais de 39 mil mortos, na maioria civis, e perto de 90 mil feridos, bem como um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.