As três crianças que ainda estão hospitalizadas na Suíça, vítimas do acidente de autocarro ocorrido na passada terça-feira no território helvético que fez 28 mortos, estão fora de perigo, divulgou o centro hospitalar universitário em Lausanne.
Corpo do artigo
"Após um período particularmente preocupante, o estado de saúde das jovens pacientes (...) melhorou significativamente e não apresenta um risco vital imediato", disse o centro hospitalar, em comunicado.
As três crianças, do sexo feminino, estiveram durante vários dias em coma induzido.
Atualmente, as crianças estão acordadas e conscientes.
"Elas conseguiram comunicar com os pais", acrescentou o hospital, que acredita que o repatriamento das doentes poderá estar próximo.
As duas crianças que sofreram um traumatismo craniano e múltiplas fraturas saíram do coma induzido e o "estado neurológico está a evoluir favoravelmente", segundo o hospital.
A mesma nota informativa indicou que a terceira paciente, que sofreu uma lesão na medula espinal, "mostra sinais de recuperação encorajadores com alguns movimentos dos dedos das mãos e dos pés".
Para as três crianças, de acordo com o hospital, começa agora "um longo caminho de reabilitação", indicando ainda que estão a ser estabelecidos contactos com a Bélgica para começar a preparar o repatriamento das doentes.
Um autocarro, que transportava 52 pessoas, sofreu na passada terça-feira um acidente num túnel na Suíça, em Sierra, no cantão de Valais, junto às estâncias de neve populares dos Alpes Suíços.
O acidente fez 28 mortos, incluindo 22 crianças que andavam na escola na Bélgica, e 24 feridos. As vítimas mortais tinham nacionalidade belga e holandesa e na maioria dos casos menos de 12 anos.
Entre quarta-feira e quinta-feira serão realizados na Bélgica os funerais da maior parte das vítimas mortais do acidente.