Um levantamento de plantas na província chinesa de Yunnan (sul), resultou na descoberta de um novo tipo de orquídea, a que foi dado o nome de "Calanthe yingjiangensis".
Corpo do artigo
A descoberta foi feita na reserva natural de Tongbiguan por investigadores locais e da Universidade Agrícola e Florestal de Fujian tendo sido agora publicada na revista Phytotaxa, a principal revista no mundo de taxonomia botânica.
De acordo com a publicação, citada pela agência Efe, os especialistas consideraram que a planta é uma espécie desconhecida de 'calanthe', um género da família das orquídeas.
Os investigadores tiveram por base comparações morfológicas e moleculares com outros tipos de plantas da mesma família.
De acordo com o resumo do artigo científico, publicado no dia 14 deste mês e disponível no portal da revista, esta nova espécie "assemelha-se à "Calanthe puberula", mas distingue-se pelo seu lóbulo intermédio com uma mancha amarela elíptica perto da base da coluna [caule] e quatro veias púrpuras".
Até à data, e de acordo com a Efe, a "Calanthe yingjiangensis" só foi registada em zonas de vegetação rasteira a uma altitude entre 1600 e 1800 metros acima do nível médio do mar, no condado de Yingjiang, na província de Yunnan.