Mohamed Abrini, um belga de 31 anos suspeito de ligações aos atentados de Paris e Bruxelas, foi detido na comuna de Anderlecht, em Bruxelas, revelou uma televisão belga. Informações não confirmadas pelas autoridades dão conta de que este será o "homem do chapéu" filmado no aeroporto de Bruxelas.
Corpo do artigo
Várias detenções relacionadas com terrorismo foram feitas esta sexta-feira
Abrini estava na lista dos mais procurados da Europa, depois ter sido filmado em novembro por uma câmara de vigilância de um posto de combustível na companhia de Salah Abdeslam, um dos autores dos atentados de Paris detido recentemente.
O Renault Clio que utilizavam nessa altura foi usado, dois dias depois, para transportar os bombistas suicidas que atacaram a capital francesa.
5116071
As autoridades belgas acreditam que Abrini terá tido um papel fundamental no massacre de novembro de 2015, em Paris, e nos atentados de Bruxelas. Esta sexta-feira, foram divulgadas imagens da detenção de um suspeito de terrorismo na comuna de Anderlecht, não existindo confirmação de se trata deste homem.
EKbOaKrFYVI
Segundo a televisão pública VRT, Abrini será "mais do que provavelmente" o "homem do chapéu" que surge nas imagens de videovigilância do aeroporto de Bruxelas.
Será "mais do que provavelmente" o "homem do chapéu"
Ainda segundo esta televisão, foi também detido um suspeito, Osama Krayen, que foi visto na companhia do bombista suicida que atacou o metro da capital belga.
A Procuradoria da Bélgica informou por seu lado que várias pessoas foram detidas esta sexta-feira no âmbito da investigação aos atentados de Bruxelas de 22 de março.
"A Procuradoria Federal confirma que houve várias detenções ao longo do dia relacionadas com os ataques no aeroporto e no metro", informou o gabinete do procurador em comunicado.
"De momento é impossível dizer mais. Mais tarde daremos mais informações num comunicado ou numa conferência de imprensa", acrescenta o texto.