Quinze pessoas foram detidas em agosto no sul de Espanha depois de terem transportado migrantes marroquinos através do estreito de Gibraltar em motas de água.
Corpo do artigo
"Durante o mês de agosto foram detidos 15 condutores de motas de água que transportavam migrantes marroquinos para a costa espanhola", anunciou a Guardia Civil este sábado num comunicado, sem precisar a nacionalidade dos detidos.
Segundo a mesma fonte, apenas nas últimas 72 horas, "seis motas de água foram intercetadas depois de deixarem imigrantes nas proximidades da costa" de Tarifa, no extremo sul de Espanha, a 14 quilómetros do norte de Marrocos.
Cada traficante transporta entre dois e três migrantes na sua mota de água.
Este modo de transporte no estreito de Gibraltar "representa um risco grave para a vida dos imigrantes", que "frequentemente não sabem nadar", além do facto de não serem acompanhados até mesmo à costa.
Alguns condutores das motas aproveitam a travessia para transportar droga nos veículos ou na roupa dos migrantes.
Neste caso, os migrantes são muitas vezes encarregados do transporte, a pé e pelas regiões escarpadas do sul, de pacotes de haxixe marroquino, pesando até 30 quilogramas, até aos compradores, disse à agência France Presse uma fonte da Guardia Civil.