Uma dezena de rebeldes afegãos e dois soldado da OTAN, um dos quais britânico, morreram em combates nas últimas 48 horas no Afeganistão, anunciaram as autoridades locais e um porta-voz das forças internacionais.
Corpo do artigo
Uma dessas confrontações militares ocorreu na zona leste do país, quando soldados da Isaf atacaram com armas ligeiras e artilharia um reduto dos rebeldes, acção em que perdeu a vida um militar das tropas internacionais, na sexta-feira.
"Um soldado da Isaf foi morto na troca de tiros", refere um comunicado militar, sem referir a nacionalidade da vítima.
A outra força internacional destacada no Afeganistão, sob comando dos Estados Unidos, anunciou ter morto na sexta-feira uma dezena de rebeldes num outro incidente, na província do Nangarhar, onde um grupo de talibãs atacou uma patrulha conjunta da OTAN e tropas afegãs.
Um soldado britânico foi morto nesta operação, fazendo elevar para 189 o número de militares ingleses que perderam a vida no Afeganistão desde 2001.
O número de soldados estrangeiros mortos no Afeganistão atingiu níveis recorde nas últimas semanas, com o lançamento de duas fortes ofensivas militares por tropas dos Estados Unidos e britânicas visando bastiões dos talibãs no sul do país.
No total, 223 soldados estrangeiros foram mortos desde o início deste ano, segundo a mesma fonte.