Foi lançada a 5 de maio, na Califórnia, EUA, e chegou esta segunda-feira, mais de seis meses depois, a Marte. Uma aventura com muitas imagens, dos amendoins da sorte que são tradição desde 1964 aos festejos da equipa do Jet Propulsion Laboratory (Laboratório de Propulsão a Jacto) da NASA.
Corpo do artigo
A sonda Insight, que vai estudar o interior de Marte, já aterrou no planeta. A aterragem, pouco antes das 20 horas de Lisboa, foi aplaudida no centro de controlo da missão InSight, na Califórnia.
Momentos depois, a sonda enviou para a Terra a primeira fotografia da superfície de Marte, uma imagem pouca nítida devido provavelmente à poeira causada pelo seu impacto.
A NASA aguarda atualização de informação dada pelos satélites em redor do planeta para confirmar se a InSight aterrou no local previsto, uma ampla planície, a "Elysium Planitia".
A missão InSight, que tem uma duração de dois anos, pretende dar respostas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, ao estudar o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta de Marte e a temperatura interior do planeta.
A sonda, equipada com instrumentos geológicos, aterrou em Marte ao fim de uma viagem de seis meses e meio.