Os aeroportos de Copenhaga, na Dinamarca, e Oslo, na Noruega, reabriram na madrugada desta terça-feira, horas depois de drones não identificados no seu espaço aéreo terem provocado o desvio ou o cancelamento de dezenas de voos, perturbando milhares de passageiros. Prevê-se que os atrasos nas viagens se prolonguem por toda a terça-feira.
Corpo do artigo
O responsável da polícia de Copenhaga Jens Jespersen disse aos jornalistas que "o número, a dimensão, os padrões de voo, o tempo sobre o aeroporto. Tudo isto junto ... indica que se trata de um ator capaz. Que ator capaz, não sei". Segundo ele, "vários drones de grandes dimensões" sobrevoaram o aeroporto de Copenhaga durante mais de três horas na segunda-feira.
Uma forte presença policial foi mobilizada para investigar a atividade dos drones, com os aparelhos a voar durante várias horas sozinhos. A polícia está cooperar com o exército dinamarquês e os serviços de informação na investigação ao caso, disse Jespersen.
Segundo ele, a polícia optou por não abater os drones por razões de segurança. "É preciso pensar muito bem antes de começar a tentar abater drones tão grandes". Se eles caíssem no chão, "havia aviões com pessoas, combustível e também habitações em vários lados do aeroporto", disse ele.
Jespersen disse que não se sabia de onde os drones estavam a ser controlados, mas que poderia ter sido de muitos quilómetros de distância. Os drones estavam a voar de várias direções, disse. "Poderia muito bem ser algo iniciado a partir de um navio", disse ele à emissora dinamarquesa DR.
O aeroporto de Copenhaga está situado na costa do estreito de Oresund, entre a Suécia e a Dinamarca.
As autoridades do aeroporto de Copenhaga informaram que o tráfego aéreo foi retomado na terça-feira, mas 20 mil passageiros foram afetados por 31 desvios de voos e mais de 100 cancelamentos. Esperam-se grandes atrasos e perturbações durante toda a terça-feira, uma vez que muitos aviões não se encontravam nos aeroportos previstos.
A polícia de Copenhaga disse anteriormente que estava também a cooperar com os seus colegas de Oslo, depois de avistamentos de drones na capital norueguesa terem também provocado o encerramento do aeroporto durante várias horas. "Tivemos dois avistamentos diferentes de drones", disse à AFP a porta-voz do aeroporto de Oslo, Monica Fasting. "Reabrimos o aeroporto por volta das 3.15 horas (1.15 horas GMT)", disse.
Um total de 14 voos foram desviados do aeroporto de Oslo, disse ela, mas a polícia norueguesa ainda não se pronunciou sobre o assunto. Os incidentes ocorreram depois de os governos da Polónia, Estónia e Roménia terem acusado a Rússia de violar o seu espaço aéreo este mês, alegações que Moscovo rejeitou.