Chama-se Flirty e é um pequeno cavalo de assistência que se juntou à dona durante um voo da American Airlines, que partiu do aeroporto internacional de Chicago na semana passada.
Corpo do artigo
Abrea Hensley não quis deixar o seu companheiro para trás e resolveu comprar um bilhete para Flirty, que teve direito a viajar pela primeira vez num avião. O cavalo chamou a atenção dos passageiros, que ficaram surpreendidos ao ver um animal daquele tamanho na fila do check-in e, depois, num lugar do avião.
"Havia um pequeno cavalo na fila hoje [passada quarta-feira] no aeroporto e estou curiosa", escreveu a passageira Amberley Babbage no Twitter, com uma foto de Flirty ao lado de Abrea no balcão do check-in.
1167239500185161728
Mais tarde, a dona do cavalo publicou no Instagram "flirty.the.mini.service.horse", as fotos que tirou durante o voo, incluindo uma de Flirty com um grupo de tripulantes de bordo. "Foram fantásticos, gentis e muito animados por ver Flirty no avião! Até os pilotos tiveram que sair para dizer 'olá'".
https://www.instagram.com/p/B1zvKmVATDL/
Abrea Hensley, de Bellevue, no estado de Nebraska, EUA, disse à emissora de notícias local KMTV 3, em fevereiro, que a maioria das empresas na cidade natal dá as boas-vindas ao Flirty, que a acompanha ao cinema, às compras e até a consultas médicas.
Flirty, que tem uma página popular no Instagram e uma conta no Twitter, é descrito pela dona como um "cavalo de assistência psicológica e de mobilidade" e, de acordo com a American Airlines, é de facto um animal de serviço treinado. Abrea sofre de várias doenças, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, pânico e stress pós-traumático.
No entanto, nem sempre o Flirty é bem recebido. Abrea disse à KMTV 3 que já foi expulsa de lojas duas vezes e que foi "tratada muito mal" pelos gerentes. Acrescentou ainda que está a preparar ações legais contra os estabelecimentos.
https://www.instagram.com/p/B1zQO29gAQt/
Além de cães, os cavalos de porte pequeno que são "treinados individualmente para trabalhar ou executar tarefas para pessoas com deficiência" são os únicos animais de assistência que o Departamento de Justiça considera protegidos pela Lei dos Americanos com Deficiência. Assim como com qualquer outro animal de assistência, as empresas de atendimento ao público devem permitir que Flirty acompanhe a dona.
Um porta-voz da American Airlines disse durante o programa de televisão Today Show que estava feliz por ter o Flirty a bordo. "Reconhecemos o importante papel que cães de assistência treinados, gatos e cavalos de porte pequeno podem desempenhar na vida de pessoas com deficiência".
Abrea revelou no Twitter que embora o voo com Flirty tenha corrido bem, tentará fazer as viagens de carro porque é mais cómodo para o cavalo e para os outros passageiros.