A medida foi aprovada depois de ter sido feita uma petição pública por uma associação naturista. O terceiro domingo de julho vai ser o "Día sin bañador".
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Madrid, liderada por Manuela Carmena, autorizou o dia sem fato de banho ou calções nas piscinas municipais da cidade. A decisão foi enviada a todas as entidades municipais para que celebrem o dia se o considerarem interessante.
Ao "El País", a Direção-Geral dos Desportos explicou que esta medida foi tomada em conformidade com um pedido da associação ADN (Associação para o Desenvolvimento do Naturismo). "O dia escolhido é o terceiro domingo de julho. Embora, até agora, algumas piscinas tenham realizado a iniciativa no dia do naturismo, a 5 de junho ", explicou Ismael Rodrigo, presidente da DNA.
Na capital espanhola, desde 2010 que a prática é um sucesso em algumas piscinas, nomeadamente nas da Universidade Complutense.
A associação explica ainda que o objetivo da petição é "educar, transmitir os nossos valores, que são valores ocidentais, incluindo os cristãos. O corpo não tem nada que se possa considerar crime e a melhor forma que temos para o provar é esta, não utilizar roupa quando ela não é necessária. É uma decisão contra os preconceitos", acrescentou Ismael Rodrigo.