O Ministério da Defesa russo denunciou que Kiev está a preparar uma ação armada, provocatória, na região separatista moldava da Transnístria, onde há tropas russas deslocadas, sublinhando que estão prontos a reagir diante de qualquer situação.
Corpo do artigo
"De acordo com as informações disponíveis, o regime de Kiev está a preparar uma provocação armada contra a República Moldava da Transnístria, que será realizada por unidades das Forças Armadas da Ucrânia", afirmou o Ministério da Defesa russo num comunicado.
O ministério russo apontou que a Ucrânia "usará a encenação de uma suposta ofensiva das forças russas da Transnístria como desculpa para a invasão".
"Para isso, os sabotadores ucranianos que participarão na invasão encenada usarão uniformes das Forças Armadas russas", acrescentou o ministério russo, garantindo que "observará atentamente a situação na fronteira entre a Ucrânia e a Transnístria".
No comunicado, a mesma fonte diz que a Rússia está "pronta para reagir a qualquer mudança na situação".
Segundo a entidade militar russa, Kiev envolverá membros do batalhão ultranacionalista Azov nesta provocação.
As forças russas estão na Transnístria desde 1992, após o acordo de cessar-fogo alcançado entre a autoproclamada República e a Moldova.
Após o início da guerra na Ucrânia, que completa um ano na sexta-feira, a situação na Transnístria tem estado tensa, apesar de vários casos isolados de sabotagem contra as instituições das autoridades separatistas.