Espanha antecipou para 22 de junho a abertura de fronteiras com todos os países do Espaço Schengen, mas manteve para 1 de julho a previsão de reabertura com Portugal.
Corpo do artigo
12307512
A revelação foi feita pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, durante a décima quarta e última reunião de videoconferência mantida durante o estado de emergência entre o líder do Governo e os presidentes das regiões autónomas. Sánchez confirmou também a cerimónia prevista para 1 de julho, na reabertura de fronteiras com Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa, o rei Felipe VI, e os primeiros-ministros português e espanhol vão estar juntos na reabertura das fronteiras. A cerimónia terá lugar entre Caia e Badajoz, estando previsto que as comitivas se encontrem na fronteira e a cruzem para o lado de Espanha, para uma receção, e em seguida passem para Portugal, para um almoço, segundo fonte da Presidência da República
Devido à pandemia, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha foram encerradas no dia 16 de março, com nove pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores que tinham que se deslocar por razões profissionais, em termos definidos em conjunto pelos dois países.