O porta-voz do grupo Estado Islâmico apelou aos seus seguidores para atacarem os países que lutam contra a organização no Iraque e na Síria e descreveu o presidente dos EUA, Donald Trump, como um "medonho idiota".
Corpo do artigo
Num registo sonoro difundido nas redes sociais, Aboulhassan al-Mouhajer considerou que os Estados Unidos estão "em queda" e que "se afogaram" porque o país é agora liderado por um "medonho idiota que não sabe o que são a Síria, o Iraque e o Islão".
Na mensagem pediu aos soldados do grupo para conduzirem ataques em particular no Iémen, Sinai (Egito), Líbia, na África ocidental, e ainda nos Estados Unidos, Rússia e Europa.
Este registo do porta-voz, o primeiro do grupo extremista desde dezembro, ocorre quando as forças iraquianas progridem face aos combatentes do grupo jiadista no oeste de Mossul, após terem retomado em janeiro a parte oriental da segunda cidade do país.
Os jiadistas também estão confrontados com uma vasta ofensiva perto de Raqa, o seu bastião na Síria.
Desde 2015 que o grupo tem acumulado reveses no Iraque e na Síria, ao ceder uma grande parte dos territórios que conquistaram em 2014 e onde proclamaram um "califado".