Os combatentes do grupo jiadista Estado Islâmico (EI) estão concentrados em algumas centenas de metros, na zona antiga de Mossul, onde oferecem resistência, informou este domingo o comandante das Forças Antiterroristas iraquianas, Ali Awad.
Corpo do artigo
Em declarações à agência noticiosa EFE, o comandante militar precisou que os radicais estão na zona de Al Midan, o seu último reduto na localidade do norte do Iraque, o principal bastião do EI.
Awad informou que os combates estão a ser muito violentos e que na zona permanecem centenas de famílias.
No sábado, o porta-voz do Comando de Operações Conjuntas, Yehia Rasul, perspetivava que uma "vitória frente ao grupo terrorista nas próximas horas, depois de limpar (de explosivos) todas as zonas de Mossul".
A mesma fonte referia, porém, que os confrontos com os elementos do EI prosseguiam em Al Maidan e noutras zonas muito limitadas na parte antiga da cidade.
A ofensiva para expulsar os jihadistas do EI de Mossule de todo o norte do Iraque começou em outubro do ano passado e desde então que as tropas iraquianas, apoiadas por milícias e pelo exército curdo, têm combatido os extremistas, que ocuparam várias áreas no verão de 2014.