O exército norte-americano lançou, pela primeira vez, armas, munições e material médico para os curdos na Síria, sitiados na localidade de Kobane, perto da fronteira turca, anunciou o centro de comando dos EUA para o Médio Oriente e Ásia Central.
Corpo do artigo
Um avião C-130 efetuou vários lançamentos de materiais fornecidos pelas autoridades curdas do Iraque para permitir aos sitiados resistir à ofensiva do grupo Estado Islâmico (EI) contra a localidade, indicou o Comando Central dos EUA (CENTCOM) em comunicado.
Os EUA e os seus aliados ocidentais pressionam a Turquia para participar mais diretamente na luta contra o EI em Kobane, mas Ancara tem sido reticente à ideia de armar os curdos e de intervir militarmente contra os jihadistas.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que se comprometeu a reforçar a luta contra o EI, rejeitou no domingo os apelos para que o seu país forneça armas aos combatentes curdos na Síria.
Kobane, na província de Alepo, é um dos três enclaves curdos na Síria que tem estado sob ataque do EI desde 16 de setembro, que a pretende conquistar pela sua situação estratégica de proximidade com a fronteira com a Turquia.
Segundo o CENTCOM, 11 ataques foram levados a cabo sobre Kobane no sábado e domingo, para ajudar os combatentes curdos a conter uma nova tentativa do EI de cortar as suas linhas de abastecimento a partir da Turquia.
Até à data, as forças norte-americanas levaram a cabo mais de 135 ataques aéreos contra o EI em Kobane.