<p>O centro de controlo da base aérea de Warren, no estado norte-americano do Wyoming, perdeu temporariamente o contacto com 50 mísseis nucleares intercontinentais no passado fim de semana, devido a uma falha técnica, divulgou hoje, quinta-feira, o Ministério da Defesa norte-americano.</p>
Corpo do artigo
A Força Aérea está a investigar o acidente, que atribui de momento a uma falha de um componente que afectou os computadores do centro de controlo, disse à imprensa o porta-voz do Pentágono, Dave Lapan.
A falha ocorreu no sábado de manhã, quando o centro de controlo da base, situada perto da localidade de Cheyenne, perdeu durante 45 minutos a comunicação com 50 mísseis balísticos Minuteman III, disse o tenente-coronel John Thomas.
O ministério confirmou que o presidente Barack Obama foi informado sobre o incidente nesta base, que tem 450 mísseis Minuteman norte-americanos.
John Thomas adiantou que se está a investigar o que aconteceu, mas afastou a possibilidade de as causas da interrupção das comunicações terem sido "voluntárias ou maliciosas".
A Força Aérea reiterou que os mísseis têm sistemas de segurança e protecção e que o incidente não significa "uma falha importante na segurança nuclear".
Os mísseis foram revistos e não sofreram qualquer dano, além de a Força Aérea insistir que conta com múltiplos processos de segurança e funções de controlo e que em momento algum houve qualquer perigo para a população.
A revista The Atlantic indicou na sua edição electrónica que o ministro da Defesa, Robert Gates, e o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Mike Mullen, foram informados imediatamente, e o Los Angeles Times assegura que Obama só foi informado na terça feira.