EUA planeiam destacar avião para o Japão para reforçar vigilância face a ameaça norte-coreana
O Exército dos Estados Unidos planeia enviar um avião de reconhecimento não tripulado para uma das suas bases no Japão, o que lhes permitiria aumentar a capacidade de vigilância face às ameaças da Coreia do Norte, noticiou hoje a imprensa japonesa.
Corpo do artigo
Um 'drone' "Global Hawk" deverá ser destacado para a base norte-americana de Misawa, no norte do Japão, segundo fontes citadas pelo jornal Sankei Shimbun e pela agência Kyodo.
O Exército norte-americano informou o Japão, no mês passado, sobre os seus planos de enviar o avião entre junho e setembro, mas poderá antecipar a operação, na sequência das ameaças da Coreia do Norte, cujo regime garante estar preparado para proceder ao lançamento de mísseis, refere o jornal.
A agência noticiosa sul-coreana Yonhap, que cita fonte governamental de Seul, deu conta de que a Coreia do Norte colocou dois mísseis Musudan, de médio alcance, em plataformas móveis, escondidas em instalações subterrâneas perto da sua costa leste.
O Musudan foi apresentado, pela primeira vez, numa parada militar, em outubro de 2010, acreditando-se ser dotado de uma capacidade de alcance de 3.000 quilómetros, passível de chegar, teoricamente, aos 4.000, e de atingir alvos na Coreia do Sul e no Japão. No entanto, nunca terá sido testado.